Curta nossa página no Facebook

16 de setembro de 2012

Historias de Roswell

O nome da pequena cidade de Roswell, no Novo México (EUA), volta e meia é mencionado - e muita gente sabe que existe algum tipo de conexão entre Roswell e OVNIs. No entanto, grande parte das pessoas não conhece os detalhes.

ufo sighting
Um suposto OVNI em Passoria, Nova Jérsei.

Por que o incidente em Roswell ficou tão famoso? Porque foi a situação envolvendo OVNIs mais incrível que já existiu. Primeiro, o exército norte-americano liberou um comunicado à imprensa informando que um disco voador havia caído em Roswell, em julho de 1947. Além disso, o comunicado também dizia que o exército havia recuperado o disco. Mais tarde, eles divulgaram uma retratação, dizendo que o comunicado não estava correto, pois haviam cometido um grande erro e exagero, e que o disco era, na verdade, um balão meteorológico. Mas aí já era tarde demais, e a imprensa toda estava investigando a situação. Além disso, a retratação só fez inflamar ainda mais os ânimos de todos. Clique aqui (em inglês) para ver um artigo de jornal da época.
Outra coisa que deixou todos mais intrigados foi o modo como o exército lidou com as evidências. O exército recolheu todos os escombros do local da queda, incluindo os pedaços que as pessoas de Roswell haviam recolhido, e depois essas evidências desapareceram.
E a terceira coisa que intrigou a todos (e levou o incidente a níveis estratosféricos em termos de interesse público) foi a idéia de que haviam recuperado cadáveres de alienígenas nos escombros.
Em 1994, o Pentágono divulgou um relatório com a intenção de por um fim na situação [Fonte: CNN]. No relatório, o Pentágono afirmou novamente que a nave era um balão metereológico experimental e que os corpos não passavam de bonecos que estavam sendo utilizados no experimento.
O que será que aconteceu na verdade? Pode ser que nunca saibamos.
Um pouco mais sobre a história
Na primeira semana de Julho de 1947 um ovni (objeto voador não identificado),caiu em uma fazenda na cidade de Roswell,nos Estados Unidos.
A queda do objeto foi o primeiro capítulo do caso mais famoso envolvendo a presença de supostos alienígenas na Terra.De um lado,moradores locais prestaram depoimentos minuciosos sobre seres extraterrestres que estariam abordo da nave acidentada.De outro,a Força Aérea norte-americana desmentiu a versão dos habitantes,argumentando que o que parecia ser um ovni,na verdade,era um balão meteorológico que sobrevoava o deserto de Roswell,já os seres seriam resultados da imaginação das pessoas.
Entre tantas outras histórias sobre extraterrestres,o Caso Roswell tornou-se um símbolo para os ufólogos-como são chamados os estudiosos de relatos sobre ovnis e alienígenas.
Para eles,existem muitos pontos obscuros na versão do governo norte-americano,que teria escondido premeditadamente a verdade sobre a queda do disco voador e o resgate da tripulação extraterrestre para estudiosos científicos.
A ''teoria da conspiração'' -pela qual a versão oficial esconde a verdade dos fatos- não é nova e é mais comum do que se pensa.Quando um objeto estranho surge no céu ou algum acontecimento inexplicável ocorre em terra firme,a tendência das pessoas é buscar respostas fantásticas.
Assim,a cada ano são relatadas as mais variadas histórias de seres do espaço presentes na Terra.

Sem provas
Há histórias que relacionam ETs à construção das pirâmides egípcias,aos naufrágios na região do Triângulo das Bermudas,aos círculos nas plantações inglesas,à formação da suposta placa de Nazca no Peru,e ao afundamento da suposta cidade de Atlântida,entre tantos outros exemplos.
Em muitos casos,a explicação real é tão simples que chega a ser decepcionante:muitas vezes o que parece ser um disco voador é,na verdade,um balão meteorológico,o que seriam sinais luminosos são,no entanto,fenômenos atmosféricos.No que se refere aos inúmeros relatos de pessoas que dizem ter visto discos voadores,e até ter feito contato com alienígenas,até hoje nenhum deles foi comprovado.A grande maioria das histórias é explicada cientificamente ou,então,não passa de farsa,invenção ou montagem.



O Caso Roswell rendeu até um polêmico documentário,no qual os supostos alienígenas teriam sido resgatados do acidente em julho de 1947 e levados para laboratórios militares norte-americanos.Lá médicos teriam realizado autópsias nos extraterrestres com fins científicos.As imagens,no entanto,revelam dois pontos falhos:o amadorismo dos legistas ao manipular os instrumentos cirúrgicos e os números apresentados,incompatíveis com os códigos de segurança militares.

Outro caso popular: ET de Varginha

O Incidente de Varginha ou ET de Varginha é como ficou conhecido pela imprensa brasileira sobre uma possível aparição de objetos voadores não identificados (neste caso, naves espaciais, ou discos voadores de uma civilização extraterrestre) e de captura de criaturas extraterrestres de alto nível de civilização pelas autoridades brasileiras no dia 20 de janeiro de 1996, na cidade de Varginha, sul do Estado de Minas Gerais, conhecida como centro da região produtora de café. Segundo uma testemunha as autoridades brasileiras já sabiam antecipadamente através daNORAD (Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte) que um OVNI iria invadir o espaço aéreo brasileiro (9 dias antes do incidente de Varginha) e que sobrevoaria a região do sudeste de Minas Gerais. Os programas de televisão foram montados com base nas entrevistas locais pelos jornalistas e não apresentaram provas físicas. A transmissão pelos programas de televisão fez a cidade de Varginha famosa, como a "Terra do ET", e vem trazendo um número elevado de turistas.
Os programas de televisão e páginas da Internet transmitiram as seguintes informações sobre o Incidente de Varginha.
As irmãs Liliane e Valquíria Silva, além da amiga mais velha de ambas, Kátia Xavier, ao passarem próximas a um terreno baldio no bairro Jardim Andere, afirmaram terem visto uma das tais criaturas, que teria pele marrom, viscosa, olhos enormes de cor vermelha e três protuberâncias na parte superior da cabeça, que era bastante volumosa. As três garotas, visivelmente abaladas emocionalmente, reafirmaram este relato diversas vezes, chegando a mãe das duas irmãs a afirmar, algum tempo depois, ter a sua família sido submetida a uma tentativa de suborno de um agente que não se identificou, para que não mais levassem a história adiante.
A mídia informou que várias testemunhas afirmam que no mesmo dia em que as três meninas teriam visto a tal criatura, também notaram uma movimentação anormal de patrulhas da PM, veículos do Exército e do Corpo de Bombeiros pela cidade. Um casal de testemunhas que também não tinham qualquer tipo de ligação com as primeiras também afirmaram terem visto um OVNI esfumaçado, e uma testemunha afirmou ter presenciado até a queda de um OVNI e a seus destroços sendo recolhidos por militares, em outros locais na mesma região de Varginha.
Conforme os programas de televisão e as home pages que apareceram depois do Incidente de Varginha, a criatura extraterrestre possui as seguintes características:
*Cabeça grande e careca;
*Olhos grandes, vermelhos e sem pupila.
*Língua preta, estreita e comprida
*Três pequenas saliências na cabeça parecidas com chifres, um no meio e dois ao lado.
*Pele marrom ou castanho e escura, coberta por uma oleosidade brilhante
*Veias salientes e vermelhas no rosto, ombro e braços.
*Três dedos nas mãos e pés grandes com dois dedos e sem unhas
*Aproximadamente 1,60 m de altura
*Produzia um som parecido com zumbido de abelha
Esses características correspondem àquelas do "Gray", um tipo famoso do extraterrestre comentado pelos ufólogos americanos.
Após o Incidente de Varginha, surgiram muitas home pages que vêm divulgando informações exageradas com ilustrações e fotos que não estão relacionadas diretamente ao referido incidente.Por outro lado as autoridades, como o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do local, negam constantemente as informações paranormais transmitidas pelas emissoras de TV, apesar do relato de uma suposta morte não explicada de um dos militares envolvidos na operação. O incidente foi pesquisado cientificamente pela Universidade de São Paulo como uma parte de uma tesede mestrado de sociologia. A referida tese concluiu que a visita do ET à Varginha não pode ser acreditada como uma ocorrência real devido à ausência de provas físicas. O incidente inspirou a novela de ficção "E a Terra parou novamente - O caso dos ETs de Varginha" (Atual Editora), do escritor e jornalista Jorge Fernando dos Santos, que chegou a investigar a ocorrência. A história virou uma lenda urbana e hoje é considerada como uma história folclórica com o nome "ET de Varginha".
Uma investigação realizada pelo exército brasileiro, finalizada em 1997 e cujo resultado foi levado a público pela mídia em Outubro de 2010, concluiu que o incidente não passaria de um mal entendido.
Luiz Antônio de Paula (conhecido como Mudinho) vivia com sua família em frente ao terreno do suposto avistamento. Este homem, portador de deficiência mental, é conhecido em Varginha e tem o hábito de ficar agachado coletando pequenos objetos do chão. No dia do incidente, as testemunhas o avistaram agachado num canto do terreno, sujo de lama devido a chuva e entraram em pânico. Na realidade, as três jovens teriam confundido Mudinho com uma "criatura alienígena."

Nenhum comentário:

Postar um comentário