Curta nossa página no Facebook

7 de junho de 2012

Os Símbolos e Seus Significados

Até que ponto realmente conhecemos o verdadeiro significado dos símbolos utilizados na Magia? Será que realmente temos conhecimento para afirmar ser este ou aquele um símbolo do "mal"?
Em minhas "andanças" pela internet sempre encontro páginas de sites e posts em blogs tratando de um dos assuntos mais importantes no âmbito da Magia, que são os símbolos.
A palavra símbolo é oriunda do grego "sumballein" que significa altar, ligar. O homem se comunica através de símbolos sejam eles letras, desenhos, imagens ou números. Uma palavra ou um gesto representam uma idéia, um sentimento, uma emoção. Os homens primitivos, por exemplo, utilizavam desenhos para contar e relatar suas atividades ou acontecimentos importantes para seu grupo ou tribo e assim por diante. A ciência dos símbolos tem sua origem na base do conhecimento humano composta pela filosofia, arte, religião e ciência.
No Mundo Mágiko, os símbolos são considerados uma pequena parcela, um microcosmo daquilo que representam e contém, em si, toda a força e a idéia que lhes deu a origem, independentemente de significados torpes e distorcidos impostos a eles posteriormente.
Dentre os símbolos mágikos mais conhecidos (e difamados pela ignorância de sua origem ou por motivos meramente religiosos - a partir do surgimentos das principais religiões monoteístas), podemos citar:
- Círculo: símbolo do Universo, da totalidade. Também é conhecido como "olho fechado de Deus". A utilização de um símbolo mágiko dentro de um círculo tem por finalidade potencializar sua energia criadora, tornando-se um círculo mágiko.
- Círculo Com Um Ponto no Centro: o princípio criador divino, o macrocosmo.

Pentagrama ou Pentáculo- Pentagrama ou Pentáculo: representa a Natureza e seus Elementos (Água, Fogo, Terra e Ar). Representa também os cinco sentidos com os quais o homem se comunica com o mundo; é baseado nessa representação e em outros princípios mágikos - como a medida mágika Phi - que Leonardo Da Vinci elaborou um de seus principais desenhos, conhecido como o "Homem Vitruviano".

Pentagrama InvertidoUsado de cabeça para baixo representa o Deus Cornífero associado atualmente -  erroneamente - ao diabo. E cabe aqui um breve parênteses. Historicamente, é sabido que entre os povos que dependiam da caça surgiu o culto ao deus dos Animais e da Fertilidade conhecido como deus de Chifres ou Cornífero, um deus com chifres de alce. Os seus chifres representam a fertilidade, a coragem e qualidades positivas masculinas. Posteriormente, os chifres de bode representando a compreensão humana sem perder a sua natureza selvagem, substituíram os chifres de alce. Essa crença e simbolismo foram trazidas à Europa pelos celtas, cerca de 1000 anos a.C.. Portanto, mais de 1000 anos antes do surgimento do cristianismo. De forma simplista, mas histórica e culturalmente verdadeira, pode-se dizer que foram os cristãos que criaram a figura do diabo. Este assunto será devidamente explorado em próximos textos.

Selo de Salomão- Selo de Salomão (ou Estrela de Davi): formado por dois triângulos equiláteros (um voltado para cima e outro para baixo), simboliza o movimento do homem em busca do divino, o encontro entre o Deus inferior existente em todos nós (microcosmo) e o Deus superior (o macrocosmo). Representa também a União Perfeita. Basicamente, este poderoso símbolo é utilizado para elevar a consciência e aumentar a intuição.

Triskele- Triângulo Equilátero: simboliza a Tríade Divina (Mente, Corpo e Espírito), representando o perfeito equilíbrio entre os três aspectos da Divindade. Adotado pelo catolicismo, representa o Pai, o Filho e o Espírito Santo. No ocidente, tem origem na Estrela Celta (Triskele) e no Antigo Egito.

Cruz Ansata- Cruz Ansata (ou Ank): do Antigo Egito, significa originalmente o ato de viver, saúde e felicidade, colocando o Círculo da Vida na superfície da matéria inerte para dar-lhe vida. Usado como pingente, anel ou dentro de casa traz prosperidade. Erroneamente foi associada nos dias de hoje aos vampiros e, portanto, vista como "símbolo demoníaco"...

- Quadrado: símbolo da passividade e da matéria; representa os quatro Elementos da Natureza (Água, Fogo, Terra e Ar).

- Ponto: origem, divindade, a primeira emanação de Deus, do macrocosmo.

Cruz Suástica ou GamadaPodería-se estender-se muito mais mas pretendendo encerrar por aqui, falando por último da Cruz Suástica ou Gamada. É um símbolo místico encontrado em muitas culturas em diferentes épocas. A palavra "suástica" vem do sânscrito "suastika" que pode ser literalmente traduzido por "pequenas coisas associadas ao que traz um bom viver (ser)". Graças ou uso estúpido do partido nazista alemão, a partir da década de 30, e pelos ideiais e horrores realizados então, passou a representar o mal...
Finalizando, uma reflexão: antes de julgar ou tecer comentários sobre símbolos ou sobre quem os usa, não seria interessante procurar a real origem e o que essencialmente representam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário